O e-mail marketing é considerado uma das ferramentas mais eficazes de divulgação e comunicação com o público de interesse. Além de gerar um retorno considerável, é um investimento mais em conta que folhetos e anúncios impressos, por exemplo. Outra vantagem é a alta possibilidade de customização – você pode enviar conteúdos específicos para determinados públicos. A seguir, confira como elaborar um e-mail marketing de sucesso!

Determine seu público

Enviar um e-mail marketing para toda a sua lista de contatos pode ser útil quando você quer compartilhar o mesmo tipo de informação com todos os públicos. No entanto, não é sempre indicado enviar o mesmo conteúdo para todas as pessoas da sua rede de contatos. A segmentação o auxilia a fazer uma diferenciação entre os diversos grupos que você tem no seu e-mail.

Imagine que você queira enviar um e-mail com os imóveis que tem para alugar. De nada adianta mandar este material para pessoas que, na verdade, querem vender suas propriedades. Segmentando, você envia o e-mail marketing apenas para quem, na sua lista de contatos, deseja alugar um imóvel.

Faça um título atrativo

Quantas e quantas vezes você apagou um e-mail marketing sem nem mesmo abrir porque o título da mensagem não era atrativo ou parecia não ter nada a ver com você? Muitas, não? Ao elaborar o seu e-mail marketing, tenha cuidado para adequar o título da mensagem ao público que você deseja atingir. Sim, personalização é tudo. Crie um título atrativo, que desperte o interesse do público e faça com que ele abra o seu e-mail e leia sua mensagem e, de quebra, a compartilhe com sua rede de contatos.

Produza um conteúdo direcionado

Independentemente se você vai ou não segmentar o envio do seu e-mail marketing é importante ser sensível às necessidades da sua audiência. Uma peça direcionada a pessoas que estejam comercializando seus imóveis, por exemplo, pode trazer conteúdos no estilo: “como escolher seu corretor de imóveis”, “como lidar de forma estratégica com as propostas de compradores”, “tabela que compara a evolução dos valores dos imóveis por bairros” etc. Se o público-alvo for composto por compradores, invista em conteúdos como: “como negociar um preço mais em conta pelo imóvel”, propriedades que estão à venda e notícias em geral.

Seja objetivo

Verdade seja dita: ninguém tem muito tempo disponível nem mesmo para os amigos e para família, o que dirá para ler um e-mail marketing. Apostar em um conteúdo diversificado é preciso, mas, ao mesmo tempo, não abra mão da objetividade. Textos curtos, diretos e informativos são a melhor opção para fazer que um e-mail marketing que seja eficaz.

Invista no layout

Um conteúdo maravilhoso não vale nada se não for acompanhado de um bom layout. Na hora de elaborar seu e-mail marketing opte por uma forma clean, sem muitas firulas, que valorize o conteúdo. Escolha uma fonte legível, que facilite a leitura. As imagens que acompanham os textos também devem ser de boa qualidade. Caso vá tirar fotos dos seus imóveis, aposte em uma boa câmera para garantir a qualidade. Não esqueça de prever um espaço no layout para colocar seus dados de contato como telefone, celular, e-mail, endereço e perfis em redes sociais.

Sabendo de tudo isso, agora é mãos à obra! Não deixe de compartilhar dicas e dúvidas conosco, através dos comentários.

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