Todos nós temos defeitos, embora não gostemos de admitir isso. Não importa o quanto você se dá bem nas suas vendas no setor imobiliário, sempre há aspectos onde podemos melhorar. Alguns pequenos erros podem até passar batidos nas suas relações de trabalho, mas há vícios que podem matar as perspectivas de fechamento de vendas no futuro e desgastar promissores relacionamentos que você teria com clientes. Esse é o seu caso? Descubra alguns maus hábitos que você pode estar cultivando e fique atento para mudá-los o quanto antes!

Não saber ouvir

É fundamental registrar com atenção o que o cliente tem a dizer para conseguir fazer uma boa análise de perfil e identificar adequadamente suas necessidades e poder de compra. Quando estiver qualificando o cliente e o aconselhamento, certifique-se de que você está ouvindo e percebendo os sinais sutis que possam desbloquear o fechamento daquele negócio. Entenda que cada freguês tem prioridades bem definidas, como ficar perto de um parente na região ou manter-se próximo do trabalho, por exemplo, e às vezes o segredo da venda pode estar nos detalhes.

Não saber o que falar

A escolha do comprador em favor da aquisição do imóvel será entusiasmada de forma direta à quantidade e qualidade das informações que receber sobre ele. O bom corretor deve estar preparado para revelar o conhecimento mais minucioso sobre o imóvel que está no portfólio, tirando todas as dúvidas do cliente. A incompetência pode afastar clientes em potencial desde os contatos iniciais, e vai fazer com que eles procurem outros corretores.

Falar demais

Tão ruim quanto não conseguir oferecer as informações corretas acerca do imóvel é falar sem parar, pensando que isso agradará o cliente. Além de chato, vai diminuir sua capacidade de ouvir o que o ele tem para questionar e examinar. Portanto, mantenha seu foco em apresentar as informações mais acentuadas, de início, para convencê-lo sobre a aquisição ou locação do imóvel que estiver descrevendo, e depois prossiga com a conversa na medida em que for recebendo questões ou percebendo alguma insegurança do cliente.

Tentar fazer vendas cegas

Não fazer uma análise de perfil adequada e tentar empurrar alguns imóveis para os clientes, de qualquer maneira e sem entender o que os levou a procurar seus serviços, pode dificultar assombrosamente a consumação das vendas. Liste os pontos de vista, as referências, tudo o que puder, a fim de fazer as melhores conexões entre clientes e habitações.

Não saber o caminho que levou os clientes até você

Essa é uma chave importante para se poupar dinheiro. Além de registrar as características e necessidades de cada cliente, observe ainda se as pessoas chegaram até você por meio de indicações de outros clientes, por causa de campanhas de marketing ou porque simplesmente passaram em frente a imobiliária. Pergunte a ele para entender o que está dando certo na sua divulgação e o que precisa mudar, para não investir em serviços desnecessários.

Não estar disponível

Marcar muitas apresentações, reuniões e visitas locais para um dia só, de modo que atrase ou atrapalhe umas às outras vai diminuir a qualidade de atendimento, gerar estresse e terá como efeito a dificuldade de realizar uma das vendas que você tem em mente. Seja organizado e mantenha seu negócio estável, dividindo os horários com mais folga e mostrando-se acessível aos clientes.

Você está sendo bem-sucedido nas usas vendas ultimamente? Ou acha que vem cometendo algum desses erros, e isso está atrapalhando que sua carreira decole? Conte nos comentários abaixo!

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