De um lado, uma pessoa ansiosa para comprar um imóvel. Do outro, um corretor disposto a vender. Tudo seria perfeito, não fosse o fato do cliente tentar falar insistentemente no celular do corretor e nunca conseguir completar a ligação. Por não conseguir estabelecer contato, o comprador não desiste da compra, mas acaba desistindo do vendedor incomunicável.

Parece ficção? Essa ilustração soa como exagero? Não é! Essa é a realidade de muitos corretores atuantes no mercado, e se você não quer integrar esse grupo, é melhor oferecer para o seu cliente a possibilidade de um atendimento multicanal. Confira a seguir alguns meios de contato que você deve usar. Certamente isso aumentará suas chances de fechar bons negócios.

Skype

Prático, acessível e econômico, o Skype pode ser um grande aliado dos corretores de imóveis. Esse comunicador é fácil de usar, funciona em dispositivos como tablets, desktops e smartphones e os usuários podem acessar inúmeras funcionalidades como chamadas de vídeo, texto e áudio. Tudo isso pode melhorar potencialmente a comunicação e relacionamento entre clientes e corretores.

Whatsapp

Na atualidade, o Whatsapp é uma das ferramentas que possibilitam a comunicação mais ágil, ou seja, com rápida interação e retorno. Vale destacar que o aplicativo deve ser usado com moderação e exclusivamente para mensagens curtas. Além disso, tenha rigor com a ortografia, evite o excesso de emoticons e arquive as conversas. Lembre-se que o corretor pode usar o Whatsapp para esclarecer a dúvida dos clientes, enviar fotos e até vídeos, mas deve tomar cuidado para não transparecer muita informalidade, afinal, trata-se de uma relação comercial.

E-mail

O e-mail é um clássico da comunicação entre os corretores e os clientes. Sua principal vantagem é a possibilidade de enviar anexos, deixar recados e transmitir um tom profissional na mensagem. A parte ruim é a ausência de resposta em tempo real, a falta de interação e o risco do cliente não chegar a ler sua mensagem, pois os e-mails podem ficar perdidos na caixa de entrada ou de SPAM.

Redes Sociais

As redes sociais devem ser usadas na comunicação entre os corretores e os consumidores apenas se o perfil do corretor for exclusivamente profissional. Não misture as coisas, não poste fotos pessoais e muito menos detalhes da sua vida particular no mesmo canal em que você dialoga com os clientes. Isso pode causar uma impressão de falta de profissionalismo.

Telefone

O telefone é um meio de contato atemporal. Sempre foi e sempre será útil para corretores! Sendo assim, repasse para os seus clientes o telefone da imobiliária e também o seu celular. Assim fica mais fácil te localizar. Clientes que ligam, são aqueles normalmente interessados em fechar negócio, mas se você não atende, nada feito!

Site pessoal

Um meio inovador, mas não menos eficaz de manter contato com os clientes, é através do site pessoal do corretor. Nessas páginas, além de divulgar a carteira de imóveis, as oportunidades de negócio e dados importantes sobre o corretor, pode haver um formulário para que os clientes estabeleçam o primeiro contato com o vendedor de imóveis.

Se você só usa a comunicação convencional no seu dia a dia de corretor, abra o leque de opções e veja como isso pode fazer bem para suas vendas! Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

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