Desde 1935, com a famosa marchinha de Carnaval de André Filho, a capital do Rio de Janeiro é chamada de cidade maravilhosa. Mas o que muitos não sabem é que o estado do Rio de Janeiro é todo cheio de cidades maravilhosas! Sua localização abençoada oferece desde praias paradisíacas a um relevo montanhoso, característica da Serra da Mantiqueira ao oeste do estado, além de belas baías, lagunas e florestas tropicais.

Nesse post, separamos 7 cidades, além da capital carioca, que valem a pena visitar. Quem sabe você não se interessa em se mudar para lá depois de conhecer melhor? Confira!

1) Cabo Frio

A princesinha do Atlântico se localiza na Região dos Lagos, no litoral fluminense. Com clima quente e estável ao longo do ano, a cidade é conhecida pelo seu turismo de veraneio. Essa é a principal fonte da renda da cidade, que é a mais rica da região e tem apresentado pleno crescimento, atraindo muitas pessoas pelas ótimas oportunidades de trabalho.

Ainda que mantenha a temperatura constante, com variação máxima de 4ºC ao longo do ano, o verão de Cabo Frio é particularmente agitado. Junto de Armação dos Búzios, compõe uma das regiões que mais recebem turistas de fora do Brasil. Por conta disso, têm conquistado bastante investimentos, movimentando especialmente o mercado imobiliário, que cresce exponencialmente.

Entretanto, é possível encontrar regiões mais calmas e viver de maneira tranquila o ano todo. Se você estiver interessado em comprar uma casa em Cabo Frio, seja para investir ou para morar, o portal Ei Imóvel possui milhares de ofertas de diferenciados valores.

2) Volta Redonda

Chamada de cidade do aço, por ser o berço da indústria siderúrgica nacional, Volta Redonda está no top 5 de melhores cidades para se morar no estado do Rio de Janeiro. Ela foi considerada uma das mais eficientes no que diz respeito à utilização dos recursos públicos para saúde, educação e saneamento, e oferece um custo de vida razoavelmente baixo.

Sua localização estratégica é o motivo principal que leva a investimentos na região. Possui uma baixa taxa de desemprego, índice muito difícil de se alcançar no resto do país e é conhecida pela hospitalidade de seu povo. Também possui campus de uma excelente universidade pública, a Universidade Federal Fluminense, com grande diversidade de cursos de graduação, com ênfase nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica. A região é muito visada por profissionais a procura de emprego.

3) Rio das Ostras

A peróla fluminense é uma cidade muito nova, tendo sido fundada apenas em 1992, após a emancipação de Baía Formosa. Mesmo assim, seu crescimento foi exponencial, muito por conta da instalação da Petrobrás em Macaé, há aproximadamente 30 km de distância.

Ainda que politicamente jovem, existem registro de habitação na região desde 4 mil anos atrás! Estes registros podem ser encontrados no Museu Arqueológico Tarioba, que fica no centro da cidade. Além do museu, a cidade reúne diversas atrações histórico-culturais.

Mas mesmo assim, suas praias são o que atraem turistas o ano todo, especialmente no verão. Praia do Abricó, Praia da Tartaruga, Praia do Bosque, Praia do Centro, Praia do Cemitério, Praia Virgem…Ufa! São muitas opções para desfrutar do seu litoral, independente de qual seja o seu objetivo.

Por conta disso, muitos decidem comprar ou alugar uma casa de praia na cidade. Quem busca investir no setor imobiliário da região deve, no entanto, ficar atento a alguns detalhes. Na alta temporada, a tendência é que seus preços fiquem altos, sendo os melhores meses para conquistar um bom desconto logo após a temporada e nas estações frias. Para garantir o melhor investimento, recomenda-se conversar com um corretor de confiança.

4) Petrópolis

A cidade imperial era o refúgio da Família Real Portuguesa durante o período colonial e de império. Tanto que Petrópolis tem origem em Dom Pedro II, significando cidade de Pedro. Mas o que tem de tão especial na região para atrair a atenção de moradores tão nobres? Sua localização privilegiada, no topo da Serra da Estrela, em região úmida de Mata Atlântica, garante um clima invernal aconchegante, que os remetia Portugal!

A presença da família real na região foi crucial para o desenvolvimento econômico da cidade no passado e no presente. Dom Pedro promoveu a imigração de alemães, movimentando a economia de comércio e serviços, e construiu estradas e até mesmo um palácio. Hoje a cidade sustenta-se por conta do turismo histórico e destaca-se pela fabricação de cerveja e chocolate, sendo o segundo maior polo cervejeiro do país.

Morar em Petrópolis é viver rodeado de cultura. Teatros, exposições em museus e festivais são promovidos ao longo de todo ano. Também é uma ótima região para comprar uma casa ou um terreno e construir uma casa de campo, podendo ser um refúgio invernal para moradores de outras cidades.

5) Campo dos Goytacazes

Campo dos Goytacazes localiza-se no meio do caminho entre Vitória e Rio de Janeiro. É um importante polo comercial e financeiro, abrangendo tanto o norte e noroeste fluminense como o sul capixaba. Foi ranqueada como a 7ª cidade mais rica do país, sendo a que mais investe em recursos per capita do Brasil.

Sua vegetação, ao longo do generoso rio Paraíba do Sul, apresenta uma fauna e flora riquíssima e diversificada. O Parque Estadual Lagoa do Açu, representado na foto acima, fica localizado próximo a cidade e é de encher os olhos de tanta beleza.

Na costa de Campos, há forte presença da Petrobras, que possui um pólo de exploração de petróleo e gás natural em uma plataforma continental. Sendo assim, a cidade é o maior produtor de petróleo do país, levando milhares de pessoas a terem interesse em comprar um imóvel em Campos dos Goytacazes. Também destaca-se na indústria cerâmica, de açúcar e álcool.

6) Teresópolis

Da mesma maneira que existe a cidade de Pedro, existe a cidade de Teresa, esposa de Dom Pedro II. E esta não deixa nada a desejar, como podemos ver na beleza da foto acima. Localiza-se entre o relevo montanhoso, caracterizado por escarpas, com vales encaixados. O ponto mais alto da cidade é a Pedro do Sino, que atinge 2.263 metros de altura.

A área urbana do município representa apenas 15% da sua área total, sendo o resto parte da zona rural dedicada a agropecuária. Este é o setor predominante no PIB da cidade, dando destaque ao hortifrutigranjeiro. A indústria também tem seu espaço no que diz respeito ao setor têxtil e de cervejas.

Assim como em Petrópolis, a cidade possui ótimas opções de chácaras e terrenos para construir ou alugar uma casa de campo. Atrai pessoas de todas as idades, estejam elas em busca de paz e sossego na área rural ou em busca de se aventurar na cidade do montanhismo.

7) Macaé

Outro paraíso da região dos lagos é Macaé, cidade litorânea que possui mais de 20km de faixa de areia! Ela consegue unir as praias paradisíacas a serra com natureza latente e um clima extremamente agradável. Assim, as opções de lazer e turismo natural se tornam muito variadas.

Sua qualidade de vida também é de se destacar, tendo sido considerada um “Município Amigo da Criança” pela Organização Pan-Americana de Saúde em reconhecimento às políticas de saúde e educação adotadas no município. As vagas de emprego na região são abundantes para quem é da área do petróleo e gás. A Petrobras tem na cidade um reduto de trabalhadores, que passam a viver ali quando não estão embarcados nas plataformas.

 

Comente aqui