Saiba o que são e como atuam:

O mercado imobiliário está em constante avanço, as construtechs são a prova disso. Para entender como as construtechs inovaram o ramo da construção civil primeiro é preciso entender o que elas são.

O termo construtech é usado para se referir às startups que são focadas exclusivamente no setor de construção.

Assim como as demais startups de tecnologia, o objetivo da construtechs é solucionar problemas, simplificar processos e melhorar a qualidade dos serviços, possibilitando às empresas competir em um mercado cada vez mais tecnológico.

A tecnologia teve um grande impacto na área da construção civil em várias etapas, seja em um canteiro de obras ou em um escritório.

Por exemplo, soluções como aplicativos de ordens de serviço ajudam a gerenciar processos, coleta de dados, monitoramento de equipes e elaborar relatórios mais confiáveis.

Além disso, as empresas de tecnologia da construção trabalham não apenas com empresas de construção, mas também com empreiteiras, imobiliárias, empresas e corporações de arquitetura, mineradoras, produtores de materiais e clientes.

Dessa forma, impactando grande parte do mercado e garantindo diversos benefícios.

Até mesmo despesas desnecessárias podem ser reduzidas com o uso estratégico da tecnologia. Além disso, as empresas que investem em inovação para melhorar a qualidade do serviço ganham visibilidade e prestígio no mercado.

Pois, as pessoas que buscam por casas a venda no Rio de Janeiro vão priorizar empresas que atendam todas as suas necessidades de forma rápida.

O negócio que conta com o suporte de tecnologia que atende às suas necessidades, otimiza processos e organiza equipes.

Com isso transforma a experiência do cliente, tornando-a mais completa e maximizando a qualidade. Um dos principais desafios da construção civil é principalmente acompanhar o que significa a modernização do mercado, ou seja, a solução está na inovação.

Nesse contexto, as empresas de tecnologia da construção se destacam como startups em áreas que utilizam tecnologia de forma intensiva. É preciso pensar no futuro e levar a sua empresa  ao próximo nível em termos de produtividade, tecnologia e competitividade.

Como as construtechs impactam o ramo imobiliário?

O foco das startups imobiliárias é principalmente facilitar a compra, venda ou locação de imóveis, reduzindo a burocracia para todos os envolvidos, compradores, vendedores, inquilinos, imobiliárias e construtoras.

A compra ou aluguel dos imóveis ficam mais simplificados, os prazos e todas as questões burocráticas, são facilitadas, bem como a solicitação de financiamento imobiliário e muito mais.

A combinação de tecnologia aliada a soluções inteligentes coloca o cliente no centro da negociação, fornecendo respostas rápidas às suas dúvidas. A startup imobiliária tem a tarefa de ajudar o mercado imobiliário a enfrentar e crescer..

Atualmente existem mais de 500 construtechs no Brasil, agora os mercados de construção civil e imobiliário lutam cada vez mais para inovar e acelerar seus processos.

Por exemplo, em 2017 e 2018, 46% das empresas de construção em vários países gastaram menos de 1% de sua receita em tecnologia. Nos últimos anos este número já subiu.

As proptechs também fazem parte da busca por inovação do mercado imobiliário. Eles são usados ​​para descrever todas as tecnologias aplicáveis ​​no setor imobiliário, como software (plataforma de gerenciamento e hardware (sensores).

Como escolher uma construtech?

A melhor forma de escolher a construtechs é pesquisar sobre os cases de sucesso da empresa. Como ela atendeu e também para quais clientes esse trabalho foi feito antes.

Também lembre-se de exigir testes dos produtos oferecidos. Além disso, verifique se a empresa possui as certificações necessárias.

As empresas de tecnologia com soluções direcionadas para a construção civil, possuem um grande número de facilidades. Elas inserem mais agilidade, produtividade e economia para os negócios relacionados ao setor imobiliário.

Desta forma, as construtechs podem oferecer às construtoras as seguintes soluções:

  • Gestão remota;
  • Caracterização de solos otimizada;
  • Rapidez no lançamento de cabos em tubulações;
  • Agilidade na captação de mão de obra local;
  • Otimização na logística de materiais;
  • Apontamento de produção em tempo real;
  • Redução do tempo de tratamento térmico em soldagens;
  • Canteiros sustentáveis.

Além disso, essas empresas possuem uma função muito importante quando se trata de conectar empresas a soluções.

Essa colaboração auxilia no momento de aumentar os resultados e também torna o setor da construção civil muito mais eficiente e moderno. Também traz mais segurança, visto que todas as soluções são guiadas por diversas pesquisas e em estudos anteriores.

O resultado ao buscar uma construtech aparecerá por meio dos clientes. As construtechs e proptechs  são o futuro do mercado imobiliário e construção civil.

Portanto lembre-se de sempre estar atento ao assunto e antes de contratar os serviços pesquisar o histórico de sucesso da empresa. Lembre-se de quem não se atualiza pode ficar para trás e até mesmo fechando o negócio por falência.

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, o ritmo pode ser frenético e difícil de acompanhar, neste caso você pode optar por buscar ajuda de especialistas em tecnologia para te auxiliar a seguir a melhor direção para o seu negócio.

Gostou deste artigo? compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como as construtechs estão inovando o mercado imobiliário!

Comente aqui