Devido às variadas atividades que fazem parte da rotina de um corretor nos dias de hoje, muitos profissionais preferem ter uma equipe com quem possam dividir as tarefas de captação, divulgação, vistoria, venda, bem como a parte administrativa e burocrática. Um time de especialistas, em que cada um cuida de sua área com eficiência, agiliza os processos e garante que os clientes sejam atendidos com o máximo de qualidade, pois um mesmo corretor não precisará dividir seu tempo e atenção entre diversas funções.

Contudo, para isso dar certo, a equipe precisa ser formada por profissionais não apenas capacitados, mas principalmente comprometidos com seu trabalho e com seus colegas. Do contrário, o rendimento do time não alcançará o retorno esperado e ele dará mais prejuízo do que lucro.

Encontrar bons corretores, portanto, é uma etapa primordial e que deve ser feita com bastante dedicação se você pensa em criar ou manter uma equipe de sucesso. Mas você sabe como identificar bons profissionais? Veja a seguir as principais coisas que você precisa observar nessa etapa e reúna uma equipe vencedora!

Verifique se o profissional tem conhecimento de mercado

Independentemente da função que o corretor exercerá, ter amplo conhecimento de mercado é essencial para apontar o negócio na direção certa, seja na captação, nas vendas ou no marketing. Então, veja se o profissional possui um site ou rede social em que demonstre saber estatísticas sobre o mercado e esteja em contato com o público-alvo. Se ele não tiver, você pode perguntar sobre isso em uma entrevista, de modo que o profissional deve ser capaz de produzir relatórios conforme o mercado atual. O corretor que tem bom conhecimento de mercado mostra que é envolvido com sua profissão e atualiza-se com frequência.

Procure-o na web

Procurar corretores em plataformas de agentes e clientes imobiliários é a melhor maneira de identificar profissionais que tenham a capacitação tecnológica necessária para efetuar qualquer serviço com rapidez e praticidade. Hoje em dia, o corretor que sabe utilizar as ferramentas on-line para captação de clientes, vendas, relacionamento com público-alvo e com outros corretores economiza tempo, tem acesso a muito mais oportunidades e, por consequência, garante um atendimento veloz e de qualidade a seus clientes.

Veja como se relaciona com outros profissionais

Para trabalhar em equipe, é essencial que o corretor confie e seja confiável aos seus colegas, saiba partilhar informações úteis e estar disposto a auxiliar os demais corretores quando necessário. O agente imobiliário que retém informações e pensa apenas no seu crescimento, não colaborará com um time. Por isso, a melhor forma de identificar um bom profissional é verificar como ele tem se relacionado com outros corretores, se tem feito parcerias frequentemente, se é benquisto e considerado ético pelos demais corretores. Você pode ver suas parcerias em plataformas imobiliárias ou, ainda, pedir referências para pessoas da área.

Busque especialistas

O corretor qualificado precisa saber atuar em todas as funções. No entanto, atualmente todas as áreas estão muito desenvolvidas, de modo que é complicado saber tudo de todas as funções. Por isso, identificar um bom profissional depende de identificar especialistas. Em uma equipe, é importante que você tenha pelo menos três tipos de trabalhadores: um administrador, que deverá ter conhecimentos financeiros e capacidade de gerenciar os imóveis, atribuindo-os a cada corretor da equipe; um especialista comercial, para avaliar ofertas e oportunidades conforme a realidade do mercado; e um vendedor, que deve saber lidar com clientes, entender suas necessidades, saber usar de persuasão e fechar negócios.

Assegure-se de que o cliente seja prioridade

Ter referências ou conhecer o trabalho do corretor, nesse caso, é fundamental. Um bom profissional precisa sempre priorizar o cliente que, afinal, é o foco da corretagem. Você nota essa característica no corretor que nunca deixa uma pessoa esperando por retorno muito tempo, sempre atende a ligações ou as retorna com rapidez e responde a e-mails prontamente, enfim, mostrando-se disponível para o cliente a todo instante. Se você tiver apenas profissionais com esses atributos em sua equipe, os atendimentos terão mais qualidade e o rendimento será maior.

Trabalhe com diversos corretores, peça bastante referências, veja a presença de cada profissional na web e a forma como se relaciona com o público-alvo. Dessa forma, e estando atento às características necessárias, você conseguirá encontrar ótimos profissionais.

Como você identifica bons corretores para atuar em sua equipe? Quais outros atributos você acha imprescindíveis? Compartilhe sua opinião nos comentários e contribua com esse post!

Quer saber mais sobre o BemDireto? Confira aqui todas as oportunidades para gerar novos negócios.

Comente aqui