Quem trabalha no ramo imobiliário sabe que boas fotos podem fazer uma grande diferença a favor da sedução e atração dos clientes para um imóvel em especial. As imagens tornam-se, com isso, fatores essenciais para o encantamento, a simpatia e a conquista de quem está em busca de novas propriedades para comprar ou alugar. Mas fazer boas imagens não significa simplesmente levantar uma câmera fotográfica e apertar um botão. Exigem-se observação do espaço a ser retratado, preparação e muitas decisões a serem tomadas. Portanto, confira algumas dicas de como tirar boas fotos, mesmo sem ser um fotógrafo profissional e de boas práticas nesse sentido, que farão com que suas vendas cresçam mais rapidamente!

Anuncie com várias fotos

Com certeza você já entendeu a importância de uma boa foto para a divulgação dos imóveis. Mas não seja econômico a ponto de disponibilizar apenas uma em seu anúncio. Pior do que isso, somente se a publicidade não trouxesse nenhuma imagem! Os compradores mais sérios precisam de fotos para desenvolver um vínculo com a propriedade que têm em vista, e com isso imaginar e avaliar mentalmente se eles poderiam ver-se vivendo naquele local. Assim, quanto mais fotos o corretor puser na mídia on-line, mais perspectivas serão apresentadas aos eventuais clientes em potencial. Não negligencie banheiros, área de serviço, cozinha e outros ambientes que podem ser atraentes para os consumidores.

Destaque características específicas do imóvel

O corretor deve fazer com que as características que definam o gênero do imóvel sobressaiam, como, por exemplo, os detalhes rústicos ou modernos. Os objetos e aposentos diferentes entram nessa dinâmica também. Se houver uma paisagem interessante vista da janela ou no quintal, dê visibilidade a ela.

Não cometa erros de iluminação amadores

Já que a lista de fotografias é sua oportunidade de exibir o imóvel e impactar o sonho de quem está vendo as imagens, você não pode estragar a primeira impressão de quem a observa. E os cuidados com a luz são essenciais para tirar uma boa fotografia. Se for fazer uma foto externa, por exemplo, certifique-se que o sol esteja atrás de você. Se for fazer imagens em ambientes internos, abra as janelas, deixe a luz solar penetrar, mas fuja do contraluz: acenda a iluminação de dentro do cômodo, mesmo durante o dia claro, e utilize o flash da câmera fotográfica.

Previna-se da desorganização e da sujeira

Evite ao máximo fotografar áreas que estejam desarrumadas ou sujas, que tenham rebocos, entulhos, marcas nas paredes, e tudo o mais que funcione como um “repelente” estético para quem estiver observando as imagens. E também organize os objetos do local. Excesso de itens ou mobílias bagunçadas enfraquecem as qualidades do cômodo e causam má impressão.

Descubra os melhores ângulos

Observe o espaço a ser retratado, seus cantos e colunas, e descubra o melhor jeito de retratá-lo. Ao destacar objetos, prefira enquadramentos de cima para baixo. O ângulo superior também dá noção de profundidade. Não corte as janelas na foto, sobretudo na parte superior. Sempre tente enquadrar o piso ou o teto na imagem, caso não seja possível manter ambos nela – o que seria ideal para oferecer uma noção mais certeira acerca da dimensão espacial do ambiente.

Organize a sequência de imagens

Não basta que as fotos sejam boas e os itens registrados estejam organizados. Mas a série de imagens colocadas no anúncio digital também precisa criar uma dinâmica que facilite o entendimento de quem vê. Inicie sempre com a foto da fachada do imóvel, valorizando sua arquitetura ou seu cenário exterior. Depois, passeie por cada ambiente, ressaltando o que valoriza o cômodo, em uma ordem de fácil percepção para o observador – passando pelas salas, depois pelos quartos, corredor, e finalmente pelos banheiros e dependências, por exemplo.

Com essas táticas, com certeza seus anúncios on-line serão mais visualizados e suas vendas aumentarão. Coloque-as em prática! E você, usa outras técnicas e dicas para registrar os imóveis de seu portfólio? Conte para a gente!

Para saber mais sobre o BemDireto siga por aquie confira como captar clientes reais e fazer parcerias rentáveis.

Comente aqui