Quem está à frente de uma equipe de corretores, seja o dono da imobiliária ou o gestor de um departamento específico da empresa comercial, precisa ficar próximo a seus colaboradores e muito atento às atividades desempenhadas pelos profissionais. Na organização onde trabalha, você ocupa um cargo de comando? Então, descubra alguns erros que você não pode cometer com sua equipe.

Não ser claro nos seus comandos

Não dar as informações necessárias para que algum procedimento ou tarefa seja cumprido de maneira adequada poderá gerar retrabalhos desnecessários e atrasar bastante os serviços. É muito importante que o condutor dos trabalhos esclareça o que precisa ser feito e quais são as tarefas prioritárias.

Descuidar da imagem da equipe

Um bom corretor deve ter uma excelente imagem, pois ele representa a imagem da empresa onde trabalha. Do mesmo modo que o líder estiver trajado, de maneira formal e distinta, seus colaboradores também precisam seguir o padrão, além de manter a cordialidade e o bom trato com os clientes.

Não transmitir confiança

Os integrantes da equipe terão muito mais motivação e até conseguirão desempenhar melhor seus papéis dentro da imobiliária quando sentirem que seu gestor transmite confiança naquilo que eles fazem. Isso será um sinal de que o líder reconhece que eles estão comprometidos e detêm o conhecimento para cumprir suas atividades.

Não oferecer feedbacks

Um feedback bem-feito e educado, tanto o positivo quanto o negativo, estimula o vínculo de confiança, o bom convívio e a produtividade, além de diminuir as chances de retrabalho, cortando as tarefas desnecessárias e pouco proveitosas. Quando o corretor recebe um feedback positivo sob a forma de elogio público, inclusive, além de se sentir mais motivado para as próximas operações de trabalho, serve como exemplo para os outros colegas de serviço. Sempre que houver a necessidade de apresentar feedbacks negativos, no entanto, deve-se analisar com mais delicadeza cada caso em particular e fazê-lo da forma menos desgastante.

Achar que sabe tudo

Mesmo na posição de liderança, é importante ouvir as sugestões de sua equipe de vendas em vez de manter-se na confortável posição de que sabe mais do que todos ali – o que, na maioria das vezes, não é verdade. Cada pessoa tem seu conjunto de habilidades e pontos de vista, o que poderá ser bastante conveniente em determinadas situações. Se o gestor não for excessivamente centralizador, deixará sua equipe mais motivada e desafiada no negócio.

Ficar somente cobrando seus subordinados

Deve-se criar um bom ambiente de trabalho, de forma que os profissionais que trabalham na imobiliária sintam que fazem isso “com” você, e não “para” você. Cobrar pelo bom andamento dos serviços, sem que você mostre participação direta e que se encontra bem inserido naquela coletividade ou sem prestar as orientações devidas, vai apenas criar desentendimentos e tensões.

Não resolver eventuais problemas rapidamente

Pequenos problemas, com o tempo, podem se transformar em uma bola de neve e atrapalhar não só a convivência entre os colaboradores, como até bloquear algumas vendas. Sobretudo, se os clientes perceberem ou presenciarem desavenças. Identifique pontos de desarmonia ou erros procedimentais e restaure tudo o quanto antes.

Um grupo de corretores que trabalha junto precisa justamente laborar como uma equipe, ou seja, aprender a despenhar suas funções como um time, onde todos saem ganhando. E é o “capitão” desta equipe quem deve organizar as estratégias e jogadas mais certeiras.

E você, como vem liderando sua equipe de vendedores imobiliários?

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