Hoje em dia, o corretor atualizado, que utiliza a web para captar novos clientes e manter o relacionamento com sua rede de contatos, tem muito mais chances de sucesso. Afinal, a maioria das pessoas já utiliza a internet para buscar imóveis, verificar informações sobre locais e também para encontrar um corretor ou imobiliária que possa lhe auxiliar nesses processos.

Mas apenas ter um site e redes sociais, por si só, não é suficiente para você se destacar. É necessário que você acompanhe o retorno de seus investimentos (ROI) para saber se suas investidas na web têm dado certo ou se você está colocando tempo e dinheiro fora.

Por esse motivo, você precisa conhecer ferramentas digitais que ajudam a verificar se os resultados que você obtém estão pagando suas iniciativas de marketing na internet e, ainda, gerando lucro. Confira a seguir os 6 principais recursos web para esse fim e melhore suas estratégias na rede!

Google Analytics

Esta talvez seja a ferramenta mais conhecida, sendo voltada especialmente para a análise de seu site. Por meio dela, você obtém relatórios completos e personalizados sobre as visitas gerais, especificando quantas pessoas retornaram, quantas visitaram apenas uma vez e quais páginas foram acessadas. Também consegue saber a duração média das visitas e a taxa de rejeição, permitindo que você detecte se alguma página está “afastando” clientes e, assim, possa melhorá-la. Do mesmo modo, conhecendo os perfis de seus clientes em potencial (em qual região moram, que tipo de navegador usam, se acessam sua página por dispositivos móveis e se chegam ao site por meio de redes sociais), você pode adequar seu site ao público-alvo e, assim, garantir que seu ROI seja maior.

Criador de URL

Este recurso trabalha em paralelo ao Google Analytics, fornecendo um acompanhamento mais detalhado do caminho feito pelos usuários até chegar ao seu site. Se você possui links em diversos locais da web, bem como redes sociais e blogs, é possível saber exatamente quais links e postagens estão levando pessoas ao seu website e gerando leads. Você cria facilmente URLs próprias para o Google Analytics e, depois, pode acompanhar a eficácia de cada link. Assim, você descarta links que não geram resultado e investe naqueles que têm captado mais clientes.

Google AdWords

Se você investe dinheiro em publicidade com o Google AdWords, é essencial utilizar essa ferramenta para monitorar seu ROI e direcionar as campanhas. Seja qual for seu objetivo (atrair clientes ao site imobiliário, gerar contatos por e-mail ou leads), você pode medir os resultados e investir mais recursos financeiros nas estratégias que estão dando certo, enquanto faz melhorias nas campanhas que não foram tão bem-sucedidas.

Acompanhamento de Conversões

Como na corretagem é muito difícil que você faça vendas apenas pela internet, suas conversões normalmente são: acesso do cliente ao site, telefonemas gerados a partir de sua página, cadastro no site e geração de leads. Acontece que essas conversões não tem um “preço” diretamente, para você ver se seus investimentos estão sendo compensados. Por isso, é necessário estimar um valor para essas ações e, assim, analisar se a taxa de conversão tem valido seus investimentos.

A ferramenta de Acompanhamento de Conversões trabalha junto com o Google Adwords. Você gera um código que será acrescentado à página de ação do cliente. Ou seja, se seu objetivo é conseguir cadastros no site, o código deve ser colado na programação da página de agradecimento do cadastro – pois, se esta abrir, significa que o usuário concluiu a ação e contará como taxa de conversão. Assim, você sabe de fato quais campanhas do Google AdWords têm dado os resultados que você espera, possibilitando o aumento de seu ROI.

Full Value of Mobile Calculator

Esta é uma ferramenta do Google específica para medir o ROI de campanhas mobile. Como muitas pessoas usam a internet em celulares durante o dia, elas também procuram imóveis dessa maneira. Assim, é importante que você invista em sites, blogs e redes sociais adaptados a ambiente mobile. Depois, utilize o Full Value of Mobile Calculator para verificar o número de visitas ao site, os dispositivos usados por clientes e a taxa de conversão por meio do contato mobile. Também, você fica sabendo quantos contatos por telefone foram originados desse acesso via dispositivo móvel e pode direcionar seus investimentos para os lugares certos.

Facebook Insights

Para monitorar o ROI de sua página na rede social mais popular atualmente, utilize essa ferramenta do Facebook. Você tem acesso fácil ao número de fãs e à taxa de rejeição, sabe quantas pessoas visualizaram a página, clicaram, comentaram ou compartilharam uma publicação sua. Além disso, você tem dados completos sobre o perfil de seu público, sabendo gênero, idade e localização geográfica de cada um. Isso tudo faz com que você avalie se suas estratégias de publicação e interação com os clientes estão trazendo os resultados esperados. Se o ROI estiver baixo, você consegue direcionar melhor seu conteúdo, assim aumentando o engajamento dos usuários e o número de contatos que você capta por essa rede social.

Você já conhecia essas ferramentas? Conhece outras que também sejam úteis no acompanhamento do ROI? Comente a seguir!

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