Não existe nada mais desagradável para um corretor do que perceber que um imóvel negociado por ele está sendo anunciado por outra pessoa de forma fraudulenta. As fraudes costumam acontecer de diversas formas: com a utilização das fotos do imóvel que você está alugando, descrições idênticas às que estão sendo utilizadas em seus anúncios e até mesmo o uso do mesmo endereço de uma propriedade que você está negociando. Confira algumas maneiras que o ajudarão a prevenir fraudes em locações de imóveis.

Crie seu próprio feed de imóveis

Uma das formas de prevenir fraudes em locações de imóveis é ser responsável pela criação do próprio feed de propriedades. Ao criar/enviar uma lista utilizando seu nome e e-mail, haverá a segurança que aqueles imóveis são reais e estão mesmo sob sua responsabilidade. A maioria das fraudes não é cometida por corretores e nem mesmo por proprietários de imóveis. Por isso, grande parte dos imóveis que são denunciados como fraudulentos são postados por fontes nada confiáveis.

Denuncie potenciais fraudes

Se você perceber que uma fraude – seja um imóvel bom demais para ser verdade, um preço que não condiz com o apartamento ou com o bairro ou descrição suspeita, por exemplo – denuncie na hora. Seja via e-mail ou pelo link direto disponível no anúncio, é muito importante sinalizar que aquela oferta não parece ser verdadeira. Assim, você previne que potenciais locadores sejam enganados. Fazer a denúncia é essencial também para evitar que o fraudador anuncie outros imóveis no futuro – o que certamente evitará dor de cabeça para clientes e outros corretores de imóveis. Faça sua parte e toda a comunidade será beneficiada.

Mantenha o seu perfil sempre completo e atualizado

Certifique-se que o seu perfil está preenchido da forma mais completa possível: com seu nome completo, empresa, número da licença, cursos realizados, certificações, telefone fixo e celular e endereço. Também faz a diferença incluir testemunhos sobre os seus serviços. Depoimentos de consumidores satisfeitos auxiliam potenciais clientes a verificar seus antecedentes e são um certificado de que os seus imóveis são verdadeiros (e você também). Outro ponto importante é buscar manter seu perfil sempre atualizado e abastecido com informações novas.

Cadastre alertas para cada endereço de imóvel

Cada vez que você tiver um imóvel novo, imediatamente cadastre o endereço em um sistema de alerta como o Google Alerts. No exato momento que o endereço for inserido em algum site você será notificado e poderá tomar as devidas providências para a retirada do anúncio e denúncia do fraudador.

Faça a ronda

Crie uma rotina de fazer uma ronda nos principais sites de locação de imóveis para se certificar que nenhuma propriedade negociada por você está sendo usada em algum tipo de esquema por pessoas com péssimas intenções. Fique atento às descrições dos imóveis, fotos que estão sendo usadas e endereços das propriedades. Caso veja alguma irregularidade, denuncie.

Prevenir fraudes em locações de imóveis é algo complexo e que exige atenção constante. Se cada corretor fizer sua parte o processo ficará mais simples e mais seguro para todos.

Para saber mais sobre o BemDireto siga por aqui e confira como captar clientes reais e fazer parcerias rentáveis.

Comente aqui