Comprar um imóvel é uma decisão difícil. Por mais que o aspecto emocional seja forte, as pessoas levam diversos pontos em consideração antes de fecharem negócio. Esta decisão pode ser prejudicada por inúmeros fatores, mas, alguns são mais assustadores e podem remover, na hora, a ideia da pessoa de assinar um cheque. Confira agora alguns fatos que assustam seus compradores e como você pode fazer para contorná-los.

O valor da entrada

Em termos financeiros, um dos fatos que mais assustam os compradores é um valor de entrada não compatível com o preço total do imóvel. Na hora de comprar um apartamento ou uma casa, as pessoas estipulam um valor máximo que podem pagar de cara. Quando o investimento supera estas previsões é certo que eles sairão pela porta e não voltarão mais. Exceto em casos muito específicos, é importante ter bom senso na hora de estipular o valor que será dado de entrada ou, na pior das hipóteses, oferecer algum tipo de benefício para o comprador (como reduzir o valor total do imóvel).

Taxas condominiais altas

O comprador olha o imóvel, vê que ele tem um preço que pode pagar e adora o bairro e a vizinhança. Tudo perfeito, até o momento em que a pessoa é informada sobre o valor do condomínio. Taxas condominiais muito altas podem, sim, fazer com que uma negociação vá por água abaixo. Para contornar esta situação, mostre para o seu comprador porque vale a pena pagar uma taxa tão alta (área de lazer, vaga na garagem, porteiro 24 horas). Reverta o que poderia ser uma desvantagem em um benefício extra na compra.

Problemas na documentação

Um imóvel em perfeito estado e com um valor atraente pode perder todo o encanto ao comprador ser informado sobre problemas na documentação. Condomínio em atraso, disputas judiciais, inventário enrolado… Estas são situações que assustam potenciais interessados em adquirir um imóvel com você. Para contornar este problema, é fundamental ressaltar as vantagens do apartamento ou da casa em questão no seu discurso. O condomínio está atrasado? Caso o pagamento seja feito à vista será feito um desconto de 10% no valor total do imóvel, por exemplo. O importante aqui é mostrar as vantagens que o comprador terá com a negociação.

Fotos e descrições mal feitas do imóvel

Atualmente, é cada vez maior o número de compradores que fazem suas buscas por imóveis online. Neste sentido, um dos fatos que mais assustam as pessoas são fotos e descrições mal feitas do imóvel. Ao se deparar com elas, a maioria das pessoas nem se dá ao trabalho de ligar para o corretor para ter maiores informações. Simplesmente passa para o próximo da fila. Contorne esta situação prezando pela qualidade das fotos e das descrições dos imóveis que você comercializa. Pode ter certeza que este cuidado se reverterá em vendas.

Imóveis com péssima aparência

Existe coisa pior do que visitar um imóvel sujo, com odores esquisitos e péssima aparência? O primeiro impulso é sair correndo pela porta e nunca mais voltar. Por isso, é importante ter atenção ao estado do imóvel que você vai mostrar ao seu comprador. Preze pela limpeza e, caso os moradores ainda residam no local, pela organização geral.

E aí, gostou da nossa lista? Tem mais algum fato que gostaria de acrescentar aqui? Se sim, compartilhe conosco através dos comentários!

Para saber mais sobre o BemDireto siga por aqui e confira como captar clientes reais e fazer parcerias rentáveis.

 

Comente aqui