É claro que a estética dos cômodos, os tipos de moradia, se a procura é por uma casa ou por um apartamento, se a pretensão do cliente é por uma habitação mais afastada e silenciosa ou perto de uma completa infraestrutura e os burburinhos da cidade; tudo isso depende do gosto e das necessidades pessoais de cada um que está em busca de um lugar para morar. Mas existem algumas falhas que, quando estão presentes em algum imóvel de seu portfólio, vão dificultar bastante sua venda, independentemente de estar ou não enquadrado no perfil dos clientes… Quer descobrir quais são esses problemas? Confira a seguir!

Maus odores

O visual é muito importante na venda de um imóvel, porque é a primeira sensação, na maioria das vezes, que sensibiliza quem está decidido a comprar uma habitação para morar. Porém, as pessoas não desligam o restante de seus sentidos. O mau cheiro e os odores que ficaram em um apartamento que teve um morador que era um fumante inveterado, ou em uma casa onde conviviam inúmeros animais de estimação, podem ser determinantes para a não concretização de uma venda.

O olfato humano muito rapidamente se acostuma com cheiros, e o antigo proprietário pode até não perceber o problema. Mas o mau cheiro impregnado em cortinas, tapetes, poltronas e outros lugares deve ser alertado pelo corretor, de forma suave e objetiva, para que seja feita uma limpeza adequada ou a remoção dos objetos saturados.

Barulhos do vizinho

A apresentação do imóvel deve gerar conforto na pessoa que está vendo. Então, se o vizinho estiver em obras no mesmo momento em que está acontecendo a visita, isso pode influenciar negativamente a venda. Existem pessoas hipersensíveis e facilmente irritadiças. Procure saber se há barulhos, reformas e outras intervenções do tipo nas redondezas do local, e tente evita-los, marcando as visitas para horários alternativos.

Sujeira em excesso

Quando se entra em uma casa ou apartamento para a primeira visualização, a limpeza é um ingrediente essencial para causar boa impressão. Ambientes sujos do chão ao teto, além de causar desconforto e até certa repulsa, podem atrair insetos em um volume bem maior do que a média ou o padrão do prédio e vizinhança. A sujeira em excesso pode diminuir a cobiça pelo imóvel, mesmo que não azede de vez o negócio.

Avarias e estragos diversos

Faz parte do imaginário das pessoas que estão procurando apartamentos e casas a situação de encontra-los em excelentes condições, praticamente prontas para se mudar e morar. Não é assustador quando encontram lugares que precisem de reformas nos pisos ou deslocamentos de paredes, ao gosto do freguês, mas uma residência que ofereça péssimas condições de uso, mostrando logo à primeira vista grande quantidade de vazamentos, infiltrações, pilhas de entulhos, rachaduras diversas na parede e coisas do tipo não é nada atraente. Deve-se mostrar o imóvel nas melhores condições possíveis. Sempre.

Flagrante de extremo superfaturamento

Esse é um problema que pode advir de um equívoco do corretor ou de exigências tortuosas do proprietário do imóvel. Ou ainda de um erro conjunto de avaliação e expectativa. Não é um pequeno sobrepreço que faz com que o cliente desista do negócio, ainda mais se houver espaço para adaptações no valor cobrado e se fazer pequenos acordos. Mas se os compradores (ou os corretores deles) percebem um valor exagerado, é óbvio que irão questionar os motivos. Além de perder aquela venda em especial, poderá ficar, em longo prazo, queimado no mercado e perder indicações. Esforce-se para chegar a avaliações corretas e não abuse nessa seara.

Todos esses problemas devem, preferencialmente, ser solucionados antes da apresentação do imóvel à sua clientela. Percorra a propriedade com atenção e procure identificar se essas falhas estão presentes. Em caso afirmativo, poupe-se de maiores desgastes com os clientes em potencial e tente resolver a questão previamente com o dono do imóvel. Se as falhas não forem resolvidas, é provável que haja uma queda no valor agregado do imóvel, e tanto você quanto o proprietário terão que lidar com isso. Mas se o imóvel estiver livre dessas falhas, suas vendas serão muito mais fáceis!

Existem imóveis com problemas como esses em seu portfólio? Conte-nos suas experiências!

Para saber mais sobre o BemDireto siga por aqui e confira como captar clientes reais e fazer parcerias rentáveis.

Comente aqui